Gestão

Importância do reconhecimento na gestão de pessoas

A importância do reconhecimento é para todos e faz diferença no resultado do negócio

Você já pensou sobre a importância do reconhecimento? Como é bom ter um projeto ou trabalho reconhecido pelo cliente não é mesmo? Quantas vezes nos deparamos com frases e depoimentos de clientes satisfeitos e quantas vezes esse deixamos de reconhecer um trabalho.

É engraçado pensar que a importância do reconhecimento tem relação com o valor pago pelo projeto e também é engraçado pensar que ao desenvolver o seu dever ou trabalho esperar algum tipo de agradecimento.

No livro Dependência, Compulsão e Impulsividade de Analice Gigliotti e Angela Guimarães detalha sobre instintos vitais:

Evoluindo há milhões de anos, o pólo sub-cortical do SCR fornece o drive para que os animais busquem a satisfação de seus instintos vitais: buscar alimentos quando famintos, buscar água quando sedentos, copular quando excitados e cuidar de si e de seus filhotes contra a ação dos predadores. Este processo evoluiu de forma que as necessidades biológicas fossem transformadas em instintos, e a satisfação destes instintos sinalizasse sensações de “recompensa “prazer”. 1.14 Assim, justamente o que traz “recompensa”, “prazer”, para um animal, são aqueles comportamentos que ele deve ativamente buscar para satisfazer seus instintos de preservação. Esta percepção de “recompensa” regula o comportamento para que os animais repitam sistematicamente a busca dessas sensações – através da satisfação continuada desses instintos.

Então vale lembrar que possuímos instintos e a recompensa causa em nosso cérebro sensações de prazer além é claro o do status social.

Praticar o reconhecimento é algo bastante difícil ainda mais quando estamos no dia a dia do job ou até mesmo nos relacionamentos pessoais. Devemos prestar muita atenção no que diz respeito ao reconhecimento do trabalho executado e também do esforço emprenhado em executar uma determinada tarefa.

Os colaboradores não procuram apenas reconhecimento financeiro, também querem fazer parte do projeto e reconhecer um bom trabalho executado no meio de um grupo pode potencializar atitudes e a pró atividade nos indivíduos e consequentemente melhorar os resultados dos projetos desenvolvidos por uma clínica, clínica,  negócio ou projeto.

Para que isso não caia na rotina existem ferramentas e procedimentos que podem ser aplicados de forma simples e acompanhados como fatores de desempenho. Isso também pode fazer parte da pauta das reuniões mensais que são realizadas com a equipe e reconhecer o empenho, desempenho, trabalho ou auxílio prestado de forma excepcional faz toda a diferença.

Pense na importância do reconhecimento e colha os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *